2024-09-04

Display LCD1602 ou LCD2004 com ESP32

 Tanto o display LCD 16x2 como o LCD 2004 podem ser utilizados com o ESP32, mas para ligar o LCD 16x2 é preciso seguir alguns passos específicos:
Introdução

Neste post, você aprenderá como usar o LCD1602 ou LCD2004 com o microcontrolador ESP32. Este guia abrange a fiação essencial, configuração de código e dicas práticas para exibir texto no seu LCD. Seja você um iniciante ou esteja procurando expandir seus projetos, este tutorial fornecerá o conhecimento fundamental de que você precisa.

Etapa 1: Entenda os componentes

  • ESP32 : Um microcontrolador poderoso com Wi-Fi e Bluetooth integrados, adequado para vários projetos.
  • LCD1602/I2C ou LCD2004/I2C : São displays LCD que simplificam as conexões com a interface I2C, permitindo exibir caracteres facilmente.

Conselhos práticos

  • Familiarize-se com as funções básicas do ESP32 assistindo a vídeos introdutórios, caso você seja novo no assunto.
  • Certifique-se de ter as bibliotecas necessárias instaladas no seu Arduino IDE para comunicação I2C.

Etapa 2: Reúna os materiais necessários

  • Placa de desenvolvimento ESP32
  • Display LCD1602 ou LCD2004 com módulo I2C
  • Fios de ligação
  • Placa de ensaio (opcional)

Armadilhas comuns a evitar

  • Certifique-se de ter o endereço I2C correto para seu LCD. O endereço é tipicamente 0x27ou 0x3F.

Etapa 3: Conexão dos componentes

  1. Conecte o módulo I2C do LCD ao ESP32
    • VCC do LCD para 5V no ESP32
    • GND do LCD para GND no ESP32
    • SDA do LCD para GPIO 21 no ESP32
    • SCL do LCD para GPIO 22 no ESP32

Dicas Práticas

  • Verifique novamente as conexões para garantir que elas correspondam à configuração de pinos do seu modelo ESP32.
  • Use um multímetro para verificar as conexões caso encontre problemas.

Etapa 4: instalar as bibliotecas necessárias

  • Abra o IDE do Arduino.
  • Vá para Sketch > Incluir biblioteca > Gerenciar bibliotecas .
  • Procure e instale as seguintes bibliotecas
    • Cristal Líquido I2C
    • Fio (geralmente incluído por padrão)

Etapa 5: Escrevendo o código

  • Use o seguinte código de exemplo para começar a exibir texto no LCD:
#include <Wire.h>
#include <LiquidCrystal_I2C.h>

LiquidCrystal_I2C lcd(0x27, 16, 2); // Change 0x27 to your LCD's address

void setup() {
  lcd.begin();
  lcd.backlight();
  lcd.setCursor(0, 0);
  lcd.print("Olá, Pessoal!");
}

void loop() {
  // You can update the display here if needed
}

Explicação do Código

  • LiquidCrystal_I2Cbiblioteca está incluída para manipular as funções do LCD.
  • lcd.begin()inicializa o LCD.
  • lcd.backlight()liga a luz de fundo do LCD.
  • lcd.setCursor(x, y)define a posição do texto na tela.
  • lcd.print("Your Text")exibe texto no LCD.

Etapa 6: Carregando o código

  • Conecte o ESP32 ao seu computador via USB.
  • Selecione a porta COM correta no menu Ferramentas no Arduino IDE.
  • Clique no botão Upload para compilar e enviar o código para o ESP32.

Etapa 7: Testando a configuração

  • Depois que o código for carregado, você verá "Olá, Pessoal!" exibido no LCD.
  • Se o visor não mostrar o texto, verifique novamente se há erros na fiação e no código.

Conclusão

Você aprendeu com sucesso como configurar o LCD1602 ou LCD2004 com o ESP32. Seguindo estas etapas, agora você pode exibir texto na tela do LCD. Para projetos futuros, considere integrar sensores ou outros componentes para aprimorar a funcionalidade. Não se esqueça de explorar os recursos e o suporte da comunidade disponíveis para o ESP32 para expandir seu conhecimento e habilidades.