Neste post, você aprenderá como usar o LCD1602 ou LCD2004 com o microcontrolador ESP32. Este guia abrange a fiação essencial, configuração de código e dicas práticas para exibir texto no seu LCD. Seja você um iniciante ou esteja procurando expandir seus projetos, este tutorial fornecerá o conhecimento fundamental de que você precisa.
Etapa 1: Entenda os componentes
- ESP32 : Um microcontrolador poderoso com Wi-Fi e Bluetooth integrados, adequado para vários projetos.
- LCD1602/I2C ou LCD2004/I2C : São displays LCD que simplificam as conexões com a interface I2C, permitindo exibir caracteres facilmente.
Conselhos práticos
- Familiarize-se com as funções básicas do ESP32 assistindo a vídeos introdutórios, caso você seja novo no assunto.
- Certifique-se de ter as bibliotecas necessárias instaladas no seu Arduino IDE para comunicação I2C.
Etapa 2: Reúna os materiais necessários
- Placa de desenvolvimento ESP32
- Display LCD1602 ou LCD2004 com módulo I2C
- Fios de ligação
- Placa de ensaio (opcional)
Armadilhas comuns a evitar
- Certifique-se de ter o endereço I2C correto para seu LCD. O endereço é tipicamente
0x27
ou0x3F
.
Etapa 3: Conexão dos componentes
- Conecte o módulo I2C do LCD ao ESP32
- VCC do LCD para 5V no ESP32
- GND do LCD para GND no ESP32
- SDA do LCD para GPIO 21 no ESP32
- SCL do LCD para GPIO 22 no ESP32
Dicas Práticas
- Verifique novamente as conexões para garantir que elas correspondam à configuração de pinos do seu modelo ESP32.
- Use um multímetro para verificar as conexões caso encontre problemas.
Etapa 4: instalar as bibliotecas necessárias
- Abra o IDE do Arduino.
- Vá para Sketch > Incluir biblioteca > Gerenciar bibliotecas .
- Procure e instale as seguintes bibliotecas
- Cristal Líquido I2C
- Fio (geralmente incluído por padrão)
Etapa 5: Escrevendo o código
- Use o seguinte código de exemplo para começar a exibir texto no LCD:
#include <Wire.h>
#include <LiquidCrystal_I2C.h>
LiquidCrystal_I2C lcd(0x27, 16, 2); // Change 0x27 to your LCD's address
void setup() {
lcd.begin();
lcd.backlight();
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print("Olá, Pessoal!");
}
void loop() {
// You can update the display here if needed
}
Explicação do Código
- A
LiquidCrystal_I2C
biblioteca está incluída para manipular as funções do LCD. lcd.begin()
inicializa o LCD.lcd.backlight()
liga a luz de fundo do LCD.lcd.setCursor(x, y)
define a posição do texto na tela.lcd.print("Your Text")
exibe texto no LCD.
Etapa 6: Carregando o código
- Conecte o ESP32 ao seu computador via USB.
- Selecione a porta COM correta no menu Ferramentas no Arduino IDE.
- Clique no botão Upload para compilar e enviar o código para o ESP32.
Etapa 7: Testando a configuração
- Depois que o código for carregado, você verá "Olá, Pessoal!" exibido no LCD.
- Se o visor não mostrar o texto, verifique novamente se há erros na fiação e no código.
Conclusão
Você aprendeu com sucesso como configurar o LCD1602 ou LCD2004 com o ESP32. Seguindo estas etapas, agora você pode exibir texto na tela do LCD. Para projetos futuros, considere integrar sensores ou outros componentes para aprimorar a funcionalidade. Não se esqueça de explorar os recursos e o suporte da comunidade disponíveis para o ESP32 para expandir seu conhecimento e habilidades.